A escola tem por meta impulsionar o conhecimento tecnológico como diretriz para que o educando possa plenamente exercer sua cidadania, uma vez que o acesso a estes suportes possibilitam conhecer e utilizar novas ferramentas e novas linguagens, fundamentais para o domínio e a autonomia na convivência e no trabalho.
Neste sentido, a humanidade tem como meta romper as barreiras do medo e do analfabetismo tecnológico, propondo a introdução da tecnologia moderna como peça para melhora na qualidade de ensino e amenização do analfabetismo digital.
De fato, para que o professor torne-se competente profissionalmente necessita mobilizar múltiplos recursos, inclusive tecnológicos, para atender aos apelos propostos pelo exercício do magistério, assim, atendendo a capacidade de responder aos desafios relacionados à prática, propondo a descoberta de novos conhecimentos, resolução de problemas e a construção de um aprendizado significativo para o discente.
Hoje, sabemos que, no processo de globalização a falta de acesso a oportunidades para o crescimento individual e conhecimento tecnológico representa também um problema grave, pois em nosso município a situação piora à medida que se caminha em direção à periferia e a zona rural, apresentando Índice de Desenvolvimento Humano em torno de 0,590 (conforme Censo 2000/ONU).
Pensando nesta problemática elaboramos este estudo, visando principalmente a procura de alternativas que amenizem esta situação e despertem a vontade de estudar e aprender de forma mais fácil e prazeirosa por intermédio das novas tecnologias.
Esperamos que tal iniciativa possa contribuir para incentivar a descoberta de novas alternativas que tornem menos trabalhoso o processo de ensino-aprendizagem, bem como o de avaliar, nos aproximando mais da escola de qualidade que almejamos.
Professor Élison Davi Crispim Ramos (Texto Base para TCC - Especialização em Tecnologias na Educação - PUC-RIO)
Olá Prof. Élison,
ResponderExcluirSua iniciativa merece aplausos e ainda bem que professores como você não ficam de braços cruzados.
Parabéns!
Abç
Mônica
Élison,
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho.
Concordo contigo no que se refere à clientela da periferia e zona rural. Devemos sim nos preocupar, pois ter acesso à internet e utilizar a web 2.0 como um modo diferente e agradável de aprender, os aproximam cada vez mais de um ensino de qualidade.
Continue em sua empreitada que a vitória será garantida.
Grande abraço
Ana Geanette
Elison achei importante, suas colocações, o processo de globalização, revolução teecnológica mudou todo o contesto social, econômico, porém temos muitas pessoas excluídas de todos esses avanços, gerando também mais uma dificuldade no trabalho de professor em fazer com que essas pessoas utilizem essa infinidade de recursos, no caso de uma escola que não tem laboratórios de informática.
ResponderExcluir